- Rjukan (Tinn, Telemark, Noruega)

 

A cidade dos espelhos gigantes na montanha


Rjukan - uma pequena cidade na Noruega, localizada no município de Tinn, na região de Telemark, situada em um vale profundo cercado por montanhas, o que resulta em uma iluminação solar limitada - durante os meses de inverno.

E para combater isso, em 2013, a cidade instalou espelhos gigantes na montanha, só para refletir a luz do sol na praça central, proporcionando um pouco de luz natural, durante os meses mais escuros. 

Rjukan tem sua história, intimamente, ligada à indústria de energia e à produção de nitrato, especialmente durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais. 

A cidade foi fundada no início do século XX, e se desenvolveu rapidamente, devido à construção da usina hidrelétrica Rjukan, que foi concluída em 1911, a qual, aproveitando as águas do rio Vestfjorddalen, se tornou uma das mais importantes fontes de energia da Noruega, favorecendo com isso, a produção de nitrato de amônio, um fertilizante que teve grande demanda durante a Primeira Guerra Mundial. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, Rjukan ganhou destaque por ser o local de uma importante resistência norueguesa contra a ocupação nazista, e a produção de nitrato de amônio foi crucial para a fabricação de explosivos, o que levou os aliados a realizarem operações para sabotar a produção. 

Além de sua importância industrial, Rjukan é conhecida por suas belezas naturais, cercada por montanhas e vales, e pela sua incrível história de superação e resistência durante períodos turbulentos. 

Hoje em dia a cidade é um destino turístico popular, atraindo turistas que buscam explorar suas trilhas, praticar esportes de inverno, conhecer sua rica herança cultural, e principalmente, para ver de perto os "espelhos gigantes na montanha", os quais refletem a luz do sol na praça central da cidade. 

Aliás, sobre a instalação destes espelhos gigantes na montanha, abaixo, o leitor poderá ver um breve relato sobre a necessidade desta adaptação em Rjukan, através das palavras do arquiteto chileno José Tomás Franco: 

“Os habitantes da pequena cidade norueguesa de Rjukan, finalmente viram os raios de sol durante os meses de inverno. 

Localizada em meio a montanhas escarpadas, a cidade permanece nas sombras durante seis meses por ano, e por este motivo, seus habitantes têm que subir ao topo da montanha, através de um teleférico, para que seus organismos não fiquem com níveis muito baixos de vitamina D. 

Entretanto, em 2013, os fracos raios de sol do inverno, atingiram pela primeira vez a praça da cidade, graças a três enormes espelhos - helióstatos, instalados na montanha, projeto este, liderado pela comunidade de Rjukan. 

Para chegarem até Rjukan, os espelhos foram transportados através de um helicóptero, e instalados a 450 metros da praça da cidade. 

Os espelhos, na verdade, são helióstatos - dispositivos equipados com espelhos, que rastreiam o movimento do sol e refletem sua luz para um ponto específico, e neste caso, a energia solar absorvida pelos helióstatos, é utilizada para fazer com que estes se movimentem, seguindo a trajetória solar. 

A ideia vinha sendo desenvolvida desde 2005, por Martin Andersen, um artista que mora na região e que ajudou a angariar fundos, através de patrocinadores, mas, a maioria do investimento foi feita pela Norsk Hydro - central hidroelétrica, fundada por Sam Eyde, um empresário norueguês que, há 100 anos, fundou a cidade para que seus funcionários pudessem morar próximo do trabalho - a hidroelétrica, que atualmente, está ocupada pelo Museu Industrial da Noruega.” 

Conhecida a história sobre a instalação dos espelhos gigantes, ressalta-se também, a beleza natural de Rjukan - um destino turístico destinado, principalmente, às atividades ao ar livre, como : 

Escalada em Gelo: as montanhas ao redor de Rjukan oferecem excelentes oportunidades para a escalada em gelo - atividade que atrai aventureiros de todo o mundo. 

Esqui: durante o inverno, as áreas próximas se tornam destinos de esqui, com várias pistas adequadas para esquiadores de todos os níveis. 

Trilhas: em sua natureza exuberante, existem várias trilhas para caminhadas, as quais oferecem vistas espetaculares, incluindo a famosa trilha até o Krossobanen - um teleférico que possibilita aos turistas, a contemplação de vistas panorâmicas da região. 

Em Rjukan, existem também, vários festivais e eventos, ao longo do ano, os quais celebram - tanto a cultura local, quanto a história da cidade, incluindo música, culinária e atividades ao ar livre. 

Em suma, Rjukan é uma cidade que combina um rico passado industrial e militar, com uma beleza natural impressionante, e uma cultura vibrante, tornando-a um lugar único para visitar.


Comentários